Em um momento como esse, é difícil prever a curto prazo como a economia caminhará, mas em algum momento o mercado começará a reagir.
E é importante que você esteja preparado para aproveitar todas as oportunidades que surgirão com a recuperação da economia, será uma transição difícil, há muita informação desencontrada, mas o economia não parou e nem irá parar completamente.
Esse é o momento de focar no seu negócio, avaliar o que há de melhor nele e oferecer conforme as possibilidades em meio à pandemia, o mercado irá encontrar formas de permanecer em movimento.
Primeiramente, é importante lembrar que a QUARENTENA nos obriga a um DISTANCIAMENTO SOCIAL, e isso não significa necessariamente que todos devem ficar em casa, recluso, imóvel, não chegamos a esse ponto e talvez nunca chegaremos.
A orientação atual é apenas para que os comércios e locais de aglomeração fiquem fechados, mas os prestadores de serviço podem se adaptar ao trabalho remoto, as indústrias e construção civil podem fazer uso de banco de horas, férias, redução de salário e jornada para reduzir a demanda, mas se organizar para que no seu ambiente de trabalho ocorra o DISTANCIAMENTO SOCIAL.
Isso sem falar nos serviços essenciais que devem permanecer funcionando normalmente.
Apenas os maiores de 60 anos devem ser afastados, os demais devem apenas cumprir a etiqueta de DISTANCIAMENTO SOCIAL, e se perceberem algum sintoma, ficar em casa ou procurar um atendimento médico.
Comece a se estruturar para essa nova realidade:
– Reúna-se com as pessoas que tomam as decisões na sua empresa, avalie a situação atual do seu caixa e faturamento, verifique quais as possibilidades da empresa nesse cenário, cortando as despesas administrativas não essenciais.
– Identifique projetos que se adaptam a essa realidade, e prepare um orçamento com cenário pessimista, moderado e otimista.
– Encontre uma forma de acompanhar seu faturamento diariamente e a evolução destes projetos.
– Dê maior atenção àquilo que sua empresa faz de melhor, melhore as possibilidades desse produto, é hora de manter os clientes que já são atendidos pela empresa.
– Renegocie as despesas com fornecedores de acordo com a nova realidade do seu faturamento e seu fluxo de recebíveis. Faça o mesmo com os bancos.
– Verifique as novas opções de crédito no mercado, com carência, juros menores, menos restrições.
De uma forma ou de outra a economia continuará se movimentando e após a tempestade, tudo voltará ao normal e com novas oportunidades.
Mas para ter sucesso é preciso estar preparado!