O ano começa com muitas mudanças e boas perspectivas para o ambiente negócios.

Mas é preciso estar preparado para aproveitar todas as oportunidades que surgirem e também para consolidar os planos já iniciados.

De maneira simples, para começar, aquela lista de ano-novo com as promessas e resoluções que todos fazemos com os familiares, deve ser feita no “modo empresarial”, seja ela uma simples lista de metas e prioridades ou mesmo um plano de negócios elaborado.

Lembre-se que empreender no Brasil é um ato de fé e coragem, exige foco e energia, principalmente em um momento de transformação social onde estamos deixando de ser uma sociedade industrial e ainda em transição para um novo modelo social muito influenciado pela tecnologia e todos os riscos e possibilidades que um novo padrão oferece.

Para que esse planejamento tenha sucesso devemos olhar para trás, aprender com os erros, encontrar as boas práticas e colocá-las em uso para diminuir os riscos que a atividade empresarial apresenta, e para tanto vamos apresentar alguns temas da área jurídica que o empresário vai se deparar nessa jornada.

– Contratos e Obrigações

Novas oportunidades e novos negócios levam a relacionamentos comerciais e como consequência, contratos e obrigações.

O entusiasmo em um novo acordo comercial não deve ofuscar os riscos e obrigações contratuais, como empresário é importante analisar e prever todos os cenários, pois sempre haverá risco de uma cláusula contratual ou uma obrigação não ser cumprida por uma das partes.

– Relações de Trabalho

Com tantas novidades na legislação trabalhista, uma avaliação detalhada sobre modelos de contratação, verificando vantagens e desvantagens, e riscos de fraude e simulação nas relações de trabalho, deve ser realizada de maneira criteriosa e diariamente.

– Tributário

Sem dúvida um dos principais temas de discussão e insatisfação dos empresários, mas que por vezes pode ser otimizado e se obter vantagens seja por alteração do regime tributário ou tipo societário, principalmente por conta alteração constante da legislação.

Neste breve relato, focado apenas na área jurídica, observamos diversos temas que vão influenciar diretamente o desempenho do seu negócio, e quando pensamos em todas as áreas envolvidas no dia a dia da empresa, percebemos a enorme quantidade de informações às quais o empreendedor está exposto.

É PRECISO ESTAR PREPARADO PARA TER SUCESSO.

Leave a comment