Um dos principais problemas que as empresas estão enfrentando atualmente é a inadimplência.
O impacto causado na movimentação financeira, desde o fluxo de caixa até o fechamento contábil que pode ser com prejuízo exatamente por causa dos devedores, é determinante para o sucesso da empresa.
Esse prejuízo por vezes leva a empresa a socorrer-se de bancos e pode inclusive levar ela mesma à inadimplência, com débitos de impostos, com os próprios bancos e até mesmo fornecedores, indispensáveis para o progresso dos negócios.
É possível conseguir uma redução representativa nos números de inadimplência com uma organização mais rígida e completa na cadeia de processos que vai do cadastro até o fechamento do contrato propriamente dito.
Entretanto, é importante que esse procedimento seja realista, acessível, que possa ser implementado por qualquer tipo de empresa.
Podemos citar ao menos quatro fases importantes para essa estratégia:
– Análise de crédito
– Forma de pagamento
– Garantias
– Contrato
Nesse post vamos nos dedicar mais precisamente à análise de crédito.
O primeiro passo é a elaboração de um cadastro bastante completo, com a maior quantidade possível de informações do cliente em prospecção.
Desde o nome, CNPJ e endereço até a detalhes das operações, fornecedores, mercado, clientes, passando por todos os dados e registros da empresa em órgãos oficiais ou não e demais cadastros relativos à operação da empresa.
A simples verificação se o endereço constante no cartão do CNPJ confere com o da efetiva localização atual da empresa já dá indícios dos riscos da operação.
Quanto mais completo esse cabedal de informações, melhor será a avaliação do crédito, forma de pagamento, garantias que deverão ser negociadas e até em uma eventual disputa judicial esses dados serão cruciais.
Lembre-se que nessa fase de negociação, por conta do interesse natural na realização do negócio, fica mais fácil obter as informações.
Informação é a moeda mais valiosa atualmente.
Para verificação dessas informações, temos uma série de possibilidades disponíveis, inclusive a maioria delas via internet.
Primeiramente podemos citar os órgãos de proteção ao crédito:
1. SCPC– Serviço Central de Proteção ao Crédito da Associação Comercial de São Paulo (ACSP)
2. CCF– Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos do Banco Central
3. SERASA EXPERIAN
4. SPC– Ligados às associações comerciais
Todas estas instituições fornecem informações atualizadas, on-line, sobre as eventuais restrições relacionadas a crédito, sejam elas protestos ou ações judiciais onde a empresa já figura como devedora.
Também podemos mencionar a importância de se pesquisar no poder judiciário se a empresa possui ações onde figura como ré e que tipo de ações são essas, pois assim verificamos mais um traço do perfil da empresa.
Finalmente a checagem das referências dadas, de clientes e fornecedores, pois às vezes uma conversa com esses parceiros pode ser bem esclarecedora.
São três pontos iniciais, simples e práticos, mas se incluídos na rotina de negócios da empresa, são determinantes para a redução da inadimplência.
E lembre-se, todas essas informações serão úteis para a localização da empresa desde a cobrança extrajudicial até o processo judicial, pois se desconhecido o paradeiro da empresa, não haverá sucesso na recuperação dos ativos.

Organize-se e coloque a estratégia em prática, os resultados aparecerão.

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