Se você já decidiu ou está pensando em empreender em 2020, com certeza vai precisar enfrentar essa questão:

“Minha empresa será tradicional ou uma startup?”

E essa questão se apresenta porque em qualquer discussão sobre empreender atualmente, o “modelo startup” sempre é mencionado.

Se eu já tenho ideia do que que quero produzir, vender ou que tipo de serviço quero prestar, é hora de tentar entender o modelo de empresa que melhor se adapta ao meu negócio.

Para resolver esse dilema precisamos começar pelo resultado que o empreendedor quer obter e o tempo que ele projeta para chegar a esses resultados.

Modelo de Empresa Tradicional

Se o objetivo é ter uma empresa que produz renda suficiente para manter a renda mensal do empreendedor, ou seja, sem foco em expansão e captação de investimento, e há tempo para que o negócio cresça aos poucos, sem dúvidas a melhor opção é uma pequena empresa tradicional.

Nesse modelo o empreendedor realizará um investimento inicial e estará focado em gerar lucros e crescer esses lucros organicamente, de forma estável ao longo de tempo, para recuperar o investimento no menor prazo possível e a partir disso repartir os lucros.

O controle será centralizado nos sócios e o planejamento será realizado a longo prazo sem grandes mudanças no curso da operação ou no planejamento estratégico.

Modelo de Startup

Já quando falamos em startup, os termos mais recorrentes são “escalável” e “inovador”.

É importante colocar os termos juntos porque uma empresa tradicional pode ser inovadora, mas quando juntamos a inovação com a capacidade da empresa em aumentar o número de clientes, e, portanto, sua receita, a uma taxa acelerada, sem que seja necessário aumentar seus custos de uma forma proporcional, estamos diante de uma potencial startup.

A inovação pode ocorrer de diversas formas, seja um equipamento inovador, um serviço inovador ou até mesmo a abordagem de um serviço já estabelecido mas que agora é oferecido de maneira inovadora e tornando seus clientes mais satisfeitos.

São esses conceitos que começam a mostrar que a empresa idealizada está alinhada com o conceito de startup, e podemos citar também outras características sempre presentes, tais como:

Uma startup tem capacidade de captar investimentos de terceiros, que podem ou não ter interferência na tomada de decisões da empresa.

É comum que o número de pessoas envolvidas na operação seja reduzido e os sócios se dividem nas principais tarefas a serem executadas, pois só a partir do sucesso dessa equipe inicial é que será possível obter investimentos e aumentar o time.

Também a capacidade da empresa “pivotar” ou se adaptar rapidamente a uma mudança de mercado e adotar uma nova abordagem para o produto ou serviço, atuar em grandes mercados e finalmente estar preparada e ser atrativa para ser vendida ou lançada na bolsa de valores (IPO).

Com base nas informações acima é possível avaliar inicialmente se seu projeto tem características de uma empresa tradicional ou startup, e caso queira conhecer os modelos societários para essas empresas, temos um artigo em nosso site sobre essa matéria (http://www.zcsa.com.br/comecando-a-empreender-com-uma-empresa-tradicional-ou-com-uma-startup/).

Se estiver interessado em ter mais detalhes sobre empresas tradicionais ou startups, ou o modelo de negócio que pretende empreender, entre em contato conosco, para ter sucesso é preciso estar preparado.

Leave a comment