A crise econômica em consequência da pandemia do COVID-19 é uma realidade com a qual as empresas precisam lidar imediatamente. Os primeiros impactos começam a ser sentidos e os negócios estão reduzindo gradativamente à medida que a pandemia avança.

É evidente que para as empresas, além do faturamento que começa a diminuir, a preocupação recai sobre as despesas que começam a vencer sem que haja previsão de faturamento para cobrir todas as dívidas.

Dentre essas despesas, normalmente a dívida bancária tem um peso importante e a FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) se manifestou com uma série de medidas para tentar auxiliar as empresas a superar essa fase difícil.

A principal medida possibilita às micro e pequenas empresas e também às pessoas físicas a prorrogação dos pagamentos de dívidas bancárias por até 60 dias. A solicitação dessa prorrogação deve ser feita através de contato via telefone ou e-mail com o gerente da conta ou através dos demais canais eletrônicos do banco.

Por enquanto, os bancos que aderiram à medida são o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander.

Estão incluídos todos os contratos de crédito feitos pelo cliente com o banco e não se estende às dívidas no cartão de crédito e cheque especial. Vale salientar que a medida não inclui boletos de consumo geral – água, luz, telefone – e tributos, porque se referem a serviços prestados por concessionárias de serviços públicos e governos.

Veja a nota da FEBRABAN na íntegra:

A Federação Brasileira de Bancos – FEBRABAN – e seus bancos associados, sensíveis ao momento de preocupação dos brasileiros com a doença provocada pelo novo coronavírus, vêm discutindo propostas para amenizar os efeitos negativos dessa pandemia no emprego e na renda. Entendem que se trata de um choque profundo, mas de natureza essencialmente transitória.

Os bancos estão engajados em continuar colaborando com o País com medidas de estímulo à economia. Nesse sentido, os cinco maiores bancos associados, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú Unibanco e Santander estão abertos e comprometidos em atender pedidos de prorrogação, por 60 dias, dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas e micro e pequenas empresas para os contratos vigentes em dia e limitados aos valores já utilizados.

A rede bancária e os seus canais de atendimento ficarão à disposição do público e prontos para apoiar todos os que estejam enfrentando dificuldades momentâneas em função do atual contexto.

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